OBarrete

Porque A Arte Somos Nós

Auguste Comte (1798-1857) foi um importante filósofo francês e certamente um homem do seu tempo. Nascido e crescido no seio da Revolução Francesa, da Revolução Industrial e a par do Iluminismo que impregnava a Europa à época, formulou uma teoria que visava entender historicamente a sociedade em que vivia e pretendeu dar-lhe um rumo por intermédio do seu lema Ordem e Progresso. Atualmente datado em muitas das suas proposições, sendo também vítima daquilo que os seus estudiosos e intérpretes fizeram dele, o certo é que a sua filosofia teve sucesso e ainda hoje tem em diversas partes do mundo. Vamos dialogar com este notável pensador?

As Leis dos Três Estados, ou Estágios, diz respeito ao estudo de como a sociedade funcionava através dos tempos. Afirmava ele que no processo de entendimento da inteligência humana, havia ocorrido três etapas que foram:

1) O aspeto teológico, culminando no entendimento dos deuses monoteístas, mas se formos analisar para trás, observaremos que antes a humanidade se via à mercê dos caprichos dos Deuses, que interpretavam qualquer fenómeno da natureza como uma manifestação divina e quanto a isso Comte entendia que a adjetivação que cabia era a do simplismo, que a humanidade estava a ser simplória. Forneço um exemplo disso: leiam trechos da Bíblia e percebam as incongruências em muitas das passagens. Óbvio que sou sabedor de que se trata de um livro de fé;

2) Após sair deste estágio de mitos e crenças infundadas, a humanidade começa a dar os primeiros passos a querer investigar o que está por trás das coisas. Quando na Grécia observamos os pré-socráticos, e a seguir o nascimento da filosofia enquanto tal, na tríade SócratesPlatãoAristóteles, sentimos que a razão começa a ‘pedir passagem’ e essa ferramenta é a que nos concede maior segurança de forma a investigarmos as coisas. Aqui é importante ressaltar um aspeto que é muito incompreendido por muitos: em tempos passados, filosofia e ciência eram sinónimas, sendo a razão o cerne destas disciplinas.

“Escola de Atenas” (1509-1510), de Rafael, com Platão e Aristóteles em destaque no centro da obra

Mas investiguemos o contexto histórico de Comte e nada mais natural do que ele abordar a questão que não queria calar: a nova ciência, o progresso, tudo advindo da Revolução Industrial, a queda da monarquia e a ausência de um Deus garantidor, fizeram muitos deles apostar na tese otimista a que chegou o autor aqui tratado no seu último estágio, o

3) a ciência. Ela sugere à filosofia que saia da sala, pois agora os métodos metafísicos e especulativos não têm muita importância. Está aí um dos primeiros estudos da sociedade e, muito justamente, Comte é considerado um dos primeiros sociólogos do mundo.

Essa linha de investigação, com forte carga moral, apontava os caminhos e tudo isso culminou no termo Positivismo que, como o próprio nome indica, aludia à ideia de que a sociedade caminhava para o progresso, que o porvir certamente seria muito melhor que o atual momento se avançássemos nesta seara. Costumo afirmar que as teses caíram como uma luva no período em questão, e convido-os a refletirem comigo acerca da influência destes métodos até hoje.

Nada mais ventilado do que a tese de que devemos obedecer aos métodos científicos, de que a ciência tem respostas para tudo e quando afirmamos que tal tese foi comprovada cientificamente, é quase um carimbo cartorial de autenticidade e correção. Pois sabemos que as coisas não são bem assim, mas é mister perceber que muitos dos dogmas também científicos (parece um contrassenso) estão aí para atestar isso mesmo.

O Positivismo, corrente filosófica que avançou em muitos aspetos da outra corrente filosófica denominada Iluminismo, logrou criar instituições que se espalharam pelo mundo com status de igreja, por mais paradoxal que pareça. Não uma igreja para cultuarem deuses, mas sim a ciência e os seus métodos como único garantidor de um mundo melhor para todos. No Brasil, o Positivismo logrou êxito enorme primeiramente no Exército, e quando eles derrubaram a monarquia para proclamarem a República, nada mais natural que os primeiros presidentes, militares que deram o golpe, Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto, inserissem na bandeira nacional o famoso lema “Ordem e Progresso”.

Costuma acontecer com Comte o que já aconteceu com vários outros pensadores: uma coisa são os seus pensamentos; outra coisa são as interpretações que muitos estudiosos e intérpretes fazem deles. Embora tenha frases revoltantes como esta:

Superiores pelo amor, mais dispostas a subordinar a inteligência e a atividade ao sentimento, as mulheres constituem espontaneamente seres intermediários entre a Humanidade e os homens.

Brincando um pouco, espero que as mulheres mais irritadas não derrubem a estátua do pensador próximo da Universidade da Sorbonne, mas vamos lá, o certo é que muitas de suas sentenças ficaram datadas pelo tempo, e devemos tomar o cuidado de não sermos anacrónicos, mas se nos atermos às ideias da época, no entendimento deste progresso da sociedade, muitas atrocidades foram praticadas e consentidas, como as que afirmavam que os africanos eram seres inferiores e devido a isso justificava-se a escravidão. Durmam com um barulho destes.

Fotografia da estátua do filósofo francês Auguste Comte, em Paris, da autoria de Marcelo Pereira Rodrigues

Deixo-vos com alguns pensamentos de forma a introduzir as ideias de Auguste Comte e permitam-se conhecê-lo mais a fundo e a investigar o quanto dos seus ideais ainda estão presentes no mundo contemporâneo.

O progresso é a lei da história da humanidade, e o homem está em constante processo de evolução.

Comentário meu: percebermos como este adágio remete ao cientista naturalista Charles Darwin.

Progredir é conservar melhorando.

Toda a educação humana deve preparar todos para viverem pelo outro a fim de reviverem no outro.

O tempo corresponde a regular o presente a partir do futuro deduzido do passado.

Não se conhece completamente uma ciência enquanto não se souber da sua história.

Marcelo Pereira Rodrigues

Se queres que OBarrete continue ao mais alto nível e evolua para algo ainda maior, é a tua vez de poder participar com o pouco que seja. Clica aqui e junta-te à família!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: