OBarrete

Porque A Arte Somos Nós

Depois do projeto nascido em 2015, “(ALTA)MENTE“, TOTA reuniu as suas forças e o seu promissor talento para a criação do seu primeiro EP, intitulado “A Grande Comichão”, lançado em 2018 nas plataformas digitais. Ao contrário do supergrupo que participou, este breve trabalhado, gravado na Monkey Corporation, espelha de forma mais devotada o seu projeto a solo e as sonoridades que o artista procura, sempre sem medo de arriscar.

Com uma duração de cerca de 18 minutos, as canções do EP, cujos títulos começam sempre pela letra D, abrangem diversos estilos e influências: desde música erudita, eletrónica, cantautores e, segundo afirma nas suas redes sociais, inclusivamente “coros femininos búlgaros“. Conceptualmente inspirado em “Atos dos Apóstolos“, livro da “Bíblia“, o álbum é musicalmente sofisticado, tendo uma produção muito bem conseguida.

Com um humor característico, TOTA viaja nos textos do apóstolo Paulo com um interessante jogo de palavras. Como o próprio comenta, “os pesos do dizer e do fazer são postos na balança, sempre com balanço. E sem incentivar o ouvinte a jogar na bolsa, lembra-se a importância de investir em ações. Afinal, o amor não se escreve. E o fardo é leve.”

Jónatas Pereira, que assina com o nome artístico de TOTA, é um compositor e cantautor natural de Albergaria-a-Velha, que se considera fascinado pela música em língua portuguesa. A música entrou na sua vida quando era ainda muito jovem. As suas maiores inspirações são, entre outros, Sérgio Godinho, The Beatles e Radiohead. Enquanto criador musical, o instrumental e a letra andam de mãos dadas, pois TOTA escreve tanto a música como a letra das suas próprias canções.

TOTA ao vivo no Café Casa da Música, em 2019 / Facebook

Em suma, “A Grande Comichão” representa o primeiro passo de um artista que tem tudo para ser um dos mais interessantes músicos e compositores do nosso tempo. Este trabalho conta ainda com a contribuição de Ricardo Coelho (programações), Daniel Carvalho (guitarras), e Nuno Coelho (baixo). Em 2020, estreou o seu mais recente teledisco, TOTAFOBIA; e em 2021, contribui com a letra na música, VOLTE-FACE, apresentada por Eu.Clides no Festival da Canção.

Esta dupla volta a unir forças e participa ainda, representando Portugal, no New European SongBook 2021, com a canção Raio Verde, esta sobre a perda de memória, saúde mental e isolamento, inspirada ainda no filme de 1986 de Éric Rohmer, que partilha o mesmo nome e é baseado no romance de Júlio Verne.

João Philip

Rating: 4 out of 4.

Se queres que OBarrete continue ao mais alto nível e evolua para algo ainda maior, é a tua vez de poder participar com o pouco que seja. Clica aqui e junta-te à família!

O seu primeiro single, Discórdia, foi lançado em fevereiro de 2018

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d