OBarrete

Porque A Arte Somos Nós

Em 2015, surge um projeto musical (que poderia muito bem ser chamado de supergroup, dada a enorme potência artística dos intervenientes) pela mão de jovens músicos do Porto. Mais do que uma banda, (ALTA)MENTEé uma comunidade emergente, composta por uma nova geração de pessoas cristãs, artistas e não só que, através da música e de outras artes, procuram fazer a diferença de forma relevante no meio sociocultural onde se inserem“.

O que começou por ser apenas dez canções lo-fi em ukulele com a finalidade de dar forma musical a uma palestra, o projeto cresceu e visou outras alturas. “O objetivo é, com os lucros das vendas do álbum e dos bilhetes para os concertos que se avizinham, financiar o Serve The City, instituição que se encarrega de organizar jantares comunitários para pessoas em situações desfavoráveis, muitas sem casa.

“Vejo que tudo valeu a pena quando, pela força das canções e de amigos em torno delas, se torna possível alimentar pessoas famintas. Especialmente as que nem pão têm”


TOTA

Este disco, gravado e editado de forma totalmente independente, é o resultado de um desafio feito a Jónatas Pereira, que normalmente assina como TOTA, que o próprio partilha, “as palavras de Jesus [Cristo] presentes no Sermão do Monte [presente no Evangelho de Mateus, capítulo quinto] foram o mote para as canções.

O lema do disco, «este sermão está em contramão», resume de certa forma as impressões retiradas do Sermão do Monte, “porque se quiseres seguir à risca o que Jesus te admoesta neste discurso, vais ter de andar aos encontrões e às cotoveladas à sociedade no teu dia-a-dia. O desafio é estar disposto a fazê-lo, partindo do princípio e da convicção de que tal vale a pena.

TOTA ao vivo na cidade do Porto / Fotografia: Alexandra Gonçalves

Percorrendo , “as letras, a sonoridade, alguns arranjos e a própria forma de cantar, transpira inspirações, algumas conscientes, outras nem tanto. Desde Ed Motta, Beach Boys, Stevie Wonder, Marvin Gaye, The Smiths, passando pelos mais atuais Mac Demarco, Sufjan Stevens, Ben Howard. Até os nacionais B Fachada e Ornatos Violeta.” Isto tudo com um line-up de luxo, nomeadamente TOTA na voz e ukulele, Ricardo Coelho na bateira e percussões, Laura Felício nas teclas, André Gonçalves na guitarra elétrica, Daniel Carvalho no baixo, e ainda Filipe Mateus na guitarra acústica. Com produção de Filipe Mateus e Nuno Coelho.

Em suma, “ALTAMENTE” mostra que o serviço a causas importantes é muito mais essencial à música, propriamente dita. Como o disco foi editado unicamente em forma física para o objetivo mencionado, o CD é a única forma de escutar e apreciar na integra este precioso trabalho. Após o seu lançamento, o grupo percorreu Portugal numa série de concertos.

João Filipe

Rating: 4 out of 4.

Se queres que OBarrete continue ao mais alto nível e evolua para algo ainda maior, é a tua vez de poder participar com o pouco que seja. Clica aqui e junta-te à família!

Em 2017, o projeto apresenta numa live session a canção homem-servo

One thought on ““ALTAMENTE”, (ALTA)MENTE: Um sermão em contramão

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: