OBarrete

Porque A Arte Somos Nós

Aos 83 anos, Frederick Forsyth é um profícuo escritor inglês e os seus romances sobre espionagem, complôs, guerras e aventuras tem o efeito de nos prender à poltrona. Dele já li “O Dia do Chacal” (clássico transposto para o cinema, sendo o mais fiel o de Fred Zinnemann, de 1973), onde nos admiramos com a meticulosidade de um assassino profissional incumbido de assassinar o presidente francês Charles de Gaulle); “O Negociador” e “Cães de Guerra“. Ex-piloto da RAF e repórter de guerra, dá para perceber de onde o criativo tira a sua inspiração para nos entreter e informar.

Tratarei aqui de mais um suspense, “O Vingador” (Edições BestBolso, 2010, 360 páginas). Publicado em 2003, tem como pano de fundo a guerra na antiga Jugoslávia e à medida que ia lendo, reportei-me em alguns momentos à atualidade na Ucrânia. Após o desmantelamento da antiga nação, a barbárie instala-se e um jovem idealista, neto de um bilionário canadiano, aventura-se a praticar turismo humanitário pela Bósnia, mas o que consegue é ser enterrado vivo numa fossa de fezes pelo bando de Zoran Zilic, um dos braços direitos do sanguinário presidente Slobodan Milošević. Forsyth carrega nas tintas para personificar este bandido, pois dá medo só de ler o nome Zilic.

Com o fim da guerra e o desaparecimento deste crápula, e com as forças especiais norte-americanas (CIA e FBI) atribuladas com outras questões, cabe ao avô do rapaz vitimado mexer os seus pauzinhos com as autoridades, embora pelas vias oficiais a justiça dificilmente será feita. Mas no submundo existem mercenários e justiceiros profissionais, e um deles atende pelo nome de Cal Dexter. Veterano da Guerra do Vietname, formado em advocacia e vivendo numa região montanhosa dos Estados Unidos, vive para castigar o corpo como uma tentativa de purificar a alma. Perdeu a mulher e a filha e vive isolado, praticando triatlo. Um anúncio codificado sai numa revista de aviação que assina e assim ele é chamado à missão.

O escritor britânico Frederick Forsyth

Pede uma fortuna, metade para o início da empreitada, e a metade final para quando entregasse o facínora às autoridades americanas. Mais difícil do que procurar uma agulha no palheiro, observamos o metódico Vingador arquitetando os seus planos. Popularmente dizemos que quando lemos viajamos e com Forsyth isso acontece de facto. Vamos de boleia com Dexter e logo estamos na Bósnia. Uma pista leva aos Emirados Árabes Unidos e após muita investigação chega-se à América do Sul, a uma ilha isolada chamada São Martinho, próximo das Guianas e do Suriname.

Após um voo panorâmico pela impenetrável fortaleza onde Zilic se refugia, é hora de Dexter voltar para arquitetar a missão (im)possível. É aí que a espionagem se revela e ficamos a saber que um dos agentes da CIA, estrategicamente, oferece proteção ao sanguinário croata. Paul Devereaux sabe que Zilic tem um espólio de armas químicas e quer evitar que a mercadoria chegue a grupos fundamentalistas islâmicos, daí o jogo de interesses e a controvertida política do mal menor. Entendemos agora o quão difícil será atender à sede de justiça do bilionário canadiano. Complicando mais o cenário, a missão vaza e são espalhadas ratoeiras de forma a caçar o nosso herói.

Bom saber que aliado à inteligência, Cal Dexter está em boa forma e será camaleónico ao se travestir de turista americano e biólogo em busca de borboletas, conseguindo com muita dificuldade burlar as alfândegas sul-americanas. O autor oferece-nos as minúcias dos preparativos, bem similar ao Chacal no livro homónimo e torcemos verdadeiramente para o sucesso desta captura, mesmo sabendo que a tarefa é semelhante a de um John Rambo.

Embora o desfecho seja previsível, encantam-nos as cenas cinematográficas e o suspense que faz suar a imaginação, pois sentimos a justiça praticada quando Zilic chega algemado aos Estados Unidos aliada aquela sensação prazerosa de uma leitura cheia de aventura, ação e reviravoltas.

Se vale como um passatempo, porque não?

Marcelo Pereira Rodrigues

Rating: 2.5 out of 4.

Se queres que OBarrete continue ao mais alto nível e evolua para algo ainda maior, é a tua vez de poder participar com o pouco que seja. Clica aqui e junta-te à família!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d