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Por que me sinto assim tão melancólica, envolta numa nuvem de nostalgia e beleza, quando leio os romances de Jane Austen? Por que almejo guardar-me e proteger do que falo e do que penso, limpar o meu coração de toda a mágoa, quando leio os romances de Jane Austen? Por que acredito que a maldade do mundo presente não me contaminará, quando leio os romances de Jane Austen?

Jane Austen (1775-1817), a escritora inglesa, que escreveu clássicos como “Orgulho e Preconceito” (1813), “Razão e Sensibilidade” (1811), “Persuasão” (1816), obras que mereceram inúmeras adaptações ao cinema. Legiões de fãs até hoje se reúnem no outono em Bath, entre fontes termais e edifícios ocres de arquitetura georgiana, desfilando trajes de época, recitando de cor trechos dos seus livros. Alguém lê a célebre frase que abre “Orgulho e Preconceito”: “É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro, possuidor de uma boa fortuna, deve estar necessitado de uma esposa.

Página título da 1.ª edição de “Orgulho e Preconceito”, editada em 1813 / Wikipédia

Outro relembra uma passagem de” Persuasão”: “Há milhares de descrições poéticas do outono, estação de influência singular e inesgotável sobre as personalidades frágeis e refinadas.” Alguém filosofa: “Por que metade de si mesma era sempre tão mais sensata do que a outra metade e sempre desconfiava de que a outra fosse pior do que na realidade era?” Depois, sentam-se na relva, entre aparelhos de chá e bolos de limão, enquanto ouvem música de um pianoforte.

Vivendo tão afastada no tempo, no período de regência de Jorge IV como Príncipe de Gales, escrevendo romances aparentemente românticos e inocentes, cujo tema é sempre o casamento da protagonista, num ambiente opressor de natureza agrária, em meio às primeiras campanhas para a abolição da escravatura, Jane já advogava pelo direito de educação da mulher. Considerava a falta de sensatez um risco para a vida social, para a escolha de um futuro melhor, mais favorável. Imperava a fatalidade de um bom nascimento ou um bom casamento como única alternativa em decidir o destino de uma moça.

As heroínas de Jane são contidas, observadoras, argutas, suaves e decididas. Outras personagens são nervosas, complexas, embaraçadas com os conflitos das relações de classe e género. Jane vai narrando, misturando sabedoria, ironia (quase sarcasmo), bondade, delicadeza, inspirando-nos a procurar o nosso próprio lugar no mundo, a prezar antes de tudo o dever, a enfrentar os nossos problemas com coragem até alcançar um final feliz, sem perder o autocontrolo e o bom humor.

Vendo essa gravura do casarão de tijolos aparentes e janelas altas, onde Jane morou com a sua mãe e irmã em Hampshire, penso no seu sofrimento. O pai, um professor e pároco anglicano, havia morrido, deixando-as em situação precária.  A casa ficava dentro de uma das propriedades do seu irmão Eduardo, pois Jane e a irmã, Cassandra, sua amiga e confidente, jamais se casaram.

Residência da família Austen em Chawton, hoje um museu, onde a escritora Jane Austen viveu os últimos oito anos da sua vida / Wikipédia

Jane teve um amor juvenil com Thomas Lefroy, mas separaram-se por motivos económicos. O noivo de Cassandra, o marinheiro Thomas Fowle, morreu de febre amarela no Caribe. Jane dedicou-se totalmente à literatura, escrevendo a princípio sob o pseudónimo “By a Lady“, mas logo a sua identidade foi revelada. A sua popularidade difundiu-se pelo país. O seu outro irmão, Henry, que morava em Londres, negociava com os editores e a fama crescia.

Há só um pequeno retrato de Jane, que foi desenhado pela sua irmã Cassandra. Imagino-a como uma boneca com a pele de porcelana, cachos castanhos em volta do rosto de faces rosadas e maçãs salientes. Alta e seca, num vestido de cor cáqui, com uma cruz de topázio no pescoço e um anel de turquesa no dedo. Vai até à biblioteca, abre uma caderneta de notas onde escreve as suas frases impregnadas de críticas aos costumes, nascidas de uma alma nobre e sagaz.

Esse afinco com a escrita durou tão pouco. Jane foi acometida por uma doença estranha, um distúrbio nas glândulas adrenais que produzem o cortisol. Vieram a febre, a fadiga, as náuseas, as tonturas, as quedas de pressão. Um romance incompleto ficou sobre a escrivaninha. Tinha apenas quarenta e um anos e estava exausta. O desejo da morte foi o seu último capítulo.

Descobri o porquê de tanto fascínio. Quando leio os romances de Jane Austen, brota em mim o desejo de derrotar os meus inimigos com a arma mais perfeita e poderosa que existe: o amor.

Raquel Naveira

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