Neste quinquagésimo-sexto podcast, Bernardo Freire, Diogo Passos e Tiago Ferreira decidiram aventurar-se pelo mundo das letras, tendo pela primeira vez discutido acerca de um livro. A obra literária em questão é “Cândido ou o Optimismo”, do filósofo francês François-Marie Arouet, mais conhecido por Voltaire. Esta é uma das maiores referências literárias do século XVIII, tendo sido editada em 1759, sobre o nome de um pseudónimo: Monsieur le docteur Ralph. Tal episódio aconteceu devido à polémica da obra, onde Voltaire critica a Igreja e os poderes políticos à altura.
“Cândido” conta a história de um jovem que vive no castelo do barão de Thunder-ten-Tronckh localizado na Vestfália, Alemanha. Este personagem, de nome Cândido, viaja pelo mundo em busca do seu grande amor, a menina Cunegundes, que após ser expulso do castelo onde vivia viu-se numa jornada de ganhos, perdas e muita aprendizagem. Do Paraguai a Constantinopla, Cândido cruza-se com personagens muito peculiares, tais como Cacambo ou Martinho. Com referências filosóficas a Leibniz através do mestre Pangloss, “Cândido” é rico em história e reflexões metafísicas.
Podem ver e ouvir o Podcast através das plataformas em baixo referidas e comentem a dizer o que acharam do livro (se o leram), deixando também as vossas sugestões!
Anchor: https://anchor.fm/obarrete/episodes/56—Cndido-ou-o-Optimismo–de-Voltaire–Crtica-Literria-e14pmbl
Podem ler a crítica de “Cândido, ou o Optimismo” aqui!
Recomendações
- “Life“, Keith Richards (2010)
- “Os Cus de Judas“, António Lobo Antunes (1979)
- “Caim“, José Saramago (2009)