Neste trigésimo-sexto podcast, Bernardo Freire, Diogo Passos e Tiago Ferreira voltam à conversa com mais um convidado muito especial. Desta vez resolvemos juntar à discussão Pedro Quintão, youtuber e escritor no “Terrorpt” (https://terrorpt.com/), um especialista em filmes de terror. E bem que precisamos da sua preciosa ajuda para desvendar e discutir “Saint Maud”, obra realizada pela britânica Rose Glass, a sua primeira longa-metragem, e que tem no papel principal (a “santa” Maud) Morfydd Clark, conhecida também por entrar em filmes como “A Vida Extraordinária de David Copperfield” (2019) ou “Rastejantes” (2019).
A narrativa deste “Saint Maud” centra-se na sua personagem principal, Maud, uma enfermeira de cuidados paliativos que após entrar ao serviço de Amanda (Jennifer Ehle), vai além da sua obrigação, estabelecendo para si mesma a missão de salvar também a alma da paciente. Esta obsessão está relacionada com sua extrema devoção a Deus, que o filme soube espelhar de forma artística e diretamente ligada ao terror sonoro e visual. Esta viagem pela mente de Maud provoca no espetador uma panóplia de emoções, sem nunca descartar a arte do “bom filmar”.
Podem ver e ouvir o Podcast através das plataformas em baixo referidas e comentem a dizer o que acharam dos filmes (se os viram), deixando também as vossas sugestões!
Anchor: https://anchor.fm/obarrete/episodes/36—Saint-Maud-CONVIDADO-Pedro-Quinto-eqliju
Podem ler a crítica de “Saint Maud” aqui!
Recomendações
- “Frailty” (2001)
- “Apostle” (2018)
- “Rosemary’s Baby” (1968)
- “Late Shift” (2017)