OBarrete

Porque A Arte Somos Nós

A trilha sonora de Frank Zappa para “200 Motels”, um documentário musical surrealista sobre a vida louca na estrada como músico de rock juntamente com Ringo Starr, Theodore Bikel e Keith Moon, foi composta principalmente em quartos de motel durante uma tournée com os The Mothers of Invention, embora algumas das faixas tenham sido escritas mais tarde. O álbum, como o filme, aborda uma história sobre o enlouquecer da pequena cidade de Centerville, com uma seleção musical um pouco diferente.

Assim como o filme de culto, esta banda sonora de uma hora e meia combina um trabalho orquestral muito desafiador (interpretado pela London Philharmonic Orchestra) com trechos de palavras faladas humorísticas do filme, e algum material baseado em músicas com a nova formação dos The Mothers liderada pelas vozes de Flo & Eddie (gravada ao vivo durante as filmagens, posteriormente gravada em estúdio).

As experiências orquestrais são interessantes, mas difíceis de abordar e, em alguns momentos, citam Igor Stravinsky e Edgard Varèse. No entanto, existem alguns grandes momentos. O tema Sealed Tuna Sandwich e Penis Dimension são engraçados e maravilhosos. Uma das músicas mais tocadas nos concertos de Zappa é Strictly Genteel, que encerra o álbum e é um clássico, embora esta versão seja muito longa.

Quanto às canções, são hard rock com o humor sofomórico da dupla Flo & Eddie. Lonesome Cowboy Burt e Magic Fingers são ótimas músicas com algumas qualidades experimentais. Mystery Roach é decente, mas o outro material injustamente ofensivo e sexista simplesmente não é memorável.

Em suma, “200 Motels” é a coisa mais próxima de medíocre que Zappa já fez, das 39 faixas, apenas uma dúzia é realmente notável. No entanto, é um vislumbre intrigante do catálogo do músico, e tem alguns momentos engraçados. Quanto à música orquestral, “The Yellow Shark”, “Boulez Conducts Zappa”, ou mesmo os dois volumes de “London Symphony Orchestra”, não são apenas mais interessantes do que esta trilha sonora, como apresentam um melhor desempenho em comparação com algumas faixas aqui presentes.

João Filipe

Rating: 2 out of 4.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: