viva o rock brasileiro #18
IRA é a sigla do Exército Revolucionário Irlandês. E também de uma emblemática banda de rock do Brasil dos anos 80. Analisarei aqui o 5.º disco, “Meninos Da Rua Paulo”, lançado em 1991, do grupo formado por Edgard Scandurra (guitarra e vocais), Nasi (voz), Ricardo Gaspa (baixo) e André Jung (bateria). A setlist aponta:
Lado A
Rua Paulo
Imagens De Você
Amor Impossível
O Tolo Dos Tolos
O Ladrão Era Eu
A Etiópia E Meus Problemas
Lado B
Você Ainda Pode Sonhar!
Um Dia Como Hoje
Prisão Das Ruas
Cavalos Selvagens
Não Matarás
Os Meninos Da Rua Paula
Trata-se de uma das bandas onde a proeminência não recai sobre o vocalista. Edgard Scandurra, principal letrista e um performer ao vivo que toca guitarra, lidera o azeitado conjunto, com um som muito bem trabalhado. Das canções, Você Ainda Pode Sonhar! é uma versão da música dos Beatles, Lucy In The Sky With Diamonds, feita por Raul Seixas. Não Matarás, a penúltima do disco, não merece passar despercebida. Com um ritmo dançante gostoso, embala quem se deixa levar pelo som. A Etiópia E Meus Problemas relativiza problemas pessoais e sociais, pelas diferenças óbvias, mas é em O Ladrão Era Eu que curto mais as mudanças de som com um balanço pra lá de interessante. A letra vai assim:
“Borboletas, lagartos, cães vadios
Cobras morcegos, eu e você
Vimos o ladrão subindo o muro
E nada pudemos fazer
Eu dormi na escada de incêndio
Esperando por você
Vimos o ladrão subindo o muro
Era eu ou era você
Entre a razão e a loucura
Não consegui me refazer
Este céu azul é um telhado
Para eu me proteger
Durmo nas nuvens com você
Não preciso nem comer
E esta simples melodia
Eu deixo apenas para você
Sem saber bem o por que
O ladrão era eu“

O álbum conta no encarte com quadrinhos, ao invés das usuais fotos posadas, e das canções que se sobressaíram como hits de rádio constam Prisão Das Ruas, Um Dia Como Hoje e a versão dos Beatles.
Somados aos hits dos quatro discos anteriores, como Núcleo Base, Longe De Tudo, Tolices, Envelheço Na Cidade, Dias De Luta, Flores Em Você, Vitrine Viva, Pegue Essa Arma, Receita Para Se Fazer Um Herói, Tarde Vazia e Boneca de Cera, percebe-se que o concerto ao vivo está garantido como uma diversão.
Muito tempo depois, quando assisti ao espetáculo dos Ira! fiquei encantado com as cordas invertidas na guitarra de Edgard e percebi o entrosamento natural de quatro músicos com uma sinergia muito boa. Os Ira! são um dos dignos representantes do rock Brasil e confesso que ainda estou à procura de adquirir a discografia completa. Um deleite e tanto!
Se queres que OBarrete continue ao mais alto nível e evolua para algo ainda maior, é a tua vez de poder participar com o pouco que seja. Clica aqui e junta-te à família!