OBarrete

Porque A Arte Somos Nós

“Alô, você”! Esta era a saudação inicial do apresentador de televisão brasileira Fernando Vannucci, que faleceu um dia antes da morte de Diego Armando Maradona. Cresci ouvindo essa saudação, em meados da década de 1980, quando Vannucci apresentava os programas desportivos da TV Globo. Tenho por hábito visitar alguns vídeos no YouTube, relativo aos golos daquela década, de modo, talvez, a rememorar a época sonhadora de criança. Saudosista? Certamente.

A morte de Maradona deixa-nos impactados. Certamente, muito se falará sobre o eterno camisa 10 argentino, de forma que aqui irei rememorá-lo de modo íntimo, assistindo às suas performances desportivas e as impressões advindas. Copa do Mundo de 1986, no México. Tinha 11 anos à época, prestes a completar 12. Pela TV 14 polegadas em P&B, os meus olhos deviam ser potentes para admirar as jogadas do craque.

Na partida contra a Inglaterra, o meia marcou dois golos: um ludibriando a arbitragem dividindo uma bola com o guarda redes Shilton e assinalando o golo com a mão, naquilo que ficou conhecido como “A mão de Deus” e um outro antológico: quando pegou na bola ainda no seu campo, avançou driblando atónitos ingleses e marcando na saída do guarda-redes, no que ficou registado como o golo mais bonito de todas as Copas.

Na semi-final contra a Bélgica, mais uma atuação brilhante: dois golos, sendo um deles outra obra de arte. Veio a final contra a Alemanha e, embora não tenha feito golo, deu um magistral passe para Burruchaga decretar o bicampeonato mundial. Resumo da ópera: Maradona levou aquele time às costas, verdadeiramente deu um título à Argentina.

Lembrando aos mais jovens: naquela época, o futebol transmitido pela TV era pouco, não tínhamos o cardápio que temos disponível hoje. Assim, a TV Bandeirantes passou a transmitir o Campeonato Italiano e a dizer que o campeonato equivalia ao que é a Premier League atualmente: os melhores craques do futebol mundial atuavam pelos clubes italianos. Maradona, depois de insucesso no Barcelona da Espanha, veio desacreditado para o Napoli e fez o clube transformar-se de um pequeno a um grande e respeitado na Itália e na Europa. Assistia a algumas jogadas e golos e ficava embasbacado. Golos de cobertura, de arrancadas, enfim, golos de um artista da bola.

Veio a Copa América disputada no Brasil em 1989 e o craque argentino quase fez um golo do meio de campo, “o golo que Pelé também não fez”, sendo que o travessão do Maracanã impediu essa façanha. Um deleite ver o Maradona jogar.

Na Copa do Mundo da Itália em 1990, a Argentina começa tropeçando para a surpresa Camarões, e consegue a classificação na bacia das almas para a 2.ª fase. Calha de enfrentar o Brasil nos oitavos-de-final e o favoritismo era todo da Seleção Brasileira, que abusa de mandar bolas à trave do guarda-redes Goicoechea. Maradona visivelmente jogava no sacrifício, com uma perna só e andava em campo.

Marcado pelos volantes Dunga e Alemão (companheiro seu no Napoli), passeava em campo até que, aos 80 minutos, resolveu fazer das suas: pegou a bola no meio do campo, gingou três marcadores e deixou Caniggia na cara do guarda-redes Taffarel: golo que eliminou o Brasil e a Argentina, aos trancos e barrancos, chegou à final daquela competição, perdendo para a então Alemanha Ocidental.

Maradona enquanto jogador do Nápoles

Na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, foi suspenso pelo uso de uma substância proibida pelo controle de doping da FIFA, remédio para emagrecimento. Um final triste, ao som do tango, para a passagem de Maradona pela seleção. Assisti depois o seu retorno ao Boca Juniors, com o seu cabelo colorido com as cores do time e a sua decadência como atleta e homem.

Envolvido com as drogas e transformando-se em mais um personagem de si mesmo, Maradona sempre arrumava um jeito de ser notícia. Exilou-se por um período em Cuba de Fidel Castro, abraçou o comunismo e tinha uma tatuagem de Ernesto Che Guevara no braço. Deixou-se fotografar fumando um charuto, o símbolo de Cuba e de Fidel.

Afugentou jornalistas que o assediavam em frente à sua mansão em Buenos Aires (Argentina) com tiros de espingarda e envolveu-se em polémicas, sendo notícia pelas overdoses, internações em clínicas de reabilitação e recaídas. Foi apresentador de televisão e técnico da Seleção Argentina na Copa da África do Sul em 2010, quando foi derrotado pelos alemães.

Maradona está sendo alvo de muitas análises por aquilo que foi como jogador (não atleta) e homem. Não questiono as suas atitudes e decisões, apenas como espectador fui testemunha ocular, pela TV, do futebolista diferenciado que foi. Estranha mania essa nossa de comparação, mas o seu embate com Pelé chega a ser singelo. Ambos se respeitam, certamente foram génios em épocas diferentes e, como não vi o camisa 10 da Seleção Brasileira jogar, nunca esquentei muito para estas comparações.

Na época atual, Cristiano Ronaldo (português) e Lionel Messi (argentino) disputam cabeça a cabeça os prémios outorgados pela FIFA de Melhor do Mundo, e na minha humilde opinião, Messi é mais intuitivo e brilhante, Ronaldo é um super atleta obstinado e competidor ferrenho. Mas ainda fico com Messi. E claro, Messi e Maradona são personalidades diferentes em tudo, o que um esbanja em discrição o outro esbanjou em polémicas. Também de épocas diferentes, guardei bem na minha retina a forte impressão que foi ver ao vivo, na partida Argentina 1 x 1 Paraguai para Copa América do ano passado no Brasil, Messi jogar. Incrível, a mesma sensação de um espectador ver Rembrandt pintar.

Mas como o foco aqui é Diego Armando Maradona, um agradecimento: Don Diego, obrigado por permitir um menino pobre de 11 anos sonhar. Obrigado pelas jogadas, pelos golos, pelas histórias incríveis e por me permitir visitar a sua casa (no Estádio do Boca Juniors, La Bambonera) e sentir a sua emanação ali. O seu desejo de sempre aparecer e a sua atuação brilhante como personagem de si mesmo só me fazem reconhecer aquilo que todos já sabem: o menino pobre de um bairro de Buenos Aires veio ao mundo, em 1960, para se transformar em lenda. Simples assim.

Maradona, o genial camisa 10 da Seleção Argentina, do Napoli e da vida!

Marcelo Pereira Rodrigues quando assistiu a um jogo com Lionel Messi em campo

Marcelo Pereira Rodrigues

Se queres que OBarrete continue ao mais alto nível e evolua para algo ainda maior, é a tua vez de poder participar com o pouco que seja. Clica aqui e junta-te à família!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Discover more from OBarrete

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading