Bem, pela primeira vez aqui no Barrete, vou-vos apresentar a minha escolha pessoal do Top 10 das melhores músicas de hip-hop dos anos 90. Espero que seja algo que vos inspire a pesquisar mais sobre este estilo de música ou até mesmo os artistas e produtores do mesmo. Deixo-vos aqui a minha escolha, espero que se divirtam e passem bons momentos. Que vos faça sonhar, e que vos consiga fazer descomprimir por algum tempo desta quarentena. Aqui vai:

1.º Do For love – Tupac Shakur
Uma música que não teve muito impacto na carreira do rapper, mas com uma sonoridade única, e com uma melodia que inevitavelmente nos faz abanar a cabeça. Do For Love foi escrita e lançada enquanto Tupac esteve preso, e utiliza como sample os vocais da canção de Boby Caldwell, What You Won’t Do For Love.

2.º Juicy – Notourious B.I.G.
O pódio do hip-hop desta época poderia ter sido facilmente partilhado por estes dois primeiros artistas. Juicy do álbum “Ready To Die”, foi produzido pelo duo Trackmasters e Sean P. Combs ou mais conhecido como Diddy. Uma das primeiras músicas de hip-hop que ouvi desta época e que até hoje me traz excelentes memórias, talvez pela letra falar da luta pessoal do artista e por tanta gente se identificar com esta faixa única. O sample da mesma é da música de M Tume’s, Juicy Fruit, de 1983. Juicy, de Notourious B.I.G., foi considerada um dos grandes clássicos do hip-hop e de todo o tempo.

3.º N.Y. State Of Mind – Nas
Do álbum inquietante “Illmatic”, produzido pelo Dj Premier usando o sample de duas músicas jazz: Mind Rain de Joa Chamers e Flight Time de Donald Byrd. N.Y. State Of Mind é um grande clássico – uma música que está em todas as playlists de quem realmente gosta deste género. O álbum por si só foi bastante marcante e a música passou pelo ranking das 50 melhores músicas da tabela da Rolling Stone Magazine.

4.º U.N.I.T.Y. – Queen Latifah
Canção vencedora de um grammy com seu álbum “Black Reign”. Um tema que se tornou bastante popular, pois fala do desrespeito às mulheres na sociedade (violência doméstica e linguagem ofensiva contra as mulheres na cultura do hip-hop). O sample desta musica é a faixa Message From The Inner City dos Crusaders, igualmente fabuloso.

5.º Passin’ Me By – The Pharcyde
Este é o segundo single do álbum “Bizarre Ride II The Pharcyde”. Usando vários samples de músicas incrivelmente boas, como Summer In The City – Quincy Jones; 125th Street Congress – Weater Report e Are You Experienced? – Jimmy Hendrix. Sem dúvida, uma sonoridade que fica no ouvido e uma música que nos faz pensar nos amores de adolescência.

6.º C.R.E.A.M. (Cash Rules Everything Around Me) – Wu Tang Clan
Produzido por Rza, contém o sample de The Charmels, As Long As I’ve Got You, de 1967. Esta música recebeu imensas críticas musicais, boas, por todo o conteúdo da mesma, desde o sample à controvérsia da letra. Descrita também como um dos grandes hits do hip-hop, e tal como N.Y. State Of Mind do Nas, é uma faixa que não pode faltar na tua playlist se és um verdadeiro fã de hip-hop. Esta não teve muito sucesso comercial nas tabelas mundiais, apesar de hoje ser considerada um clássico.
C.R.E.A.M. (Cash Rules Everything Around Me) – Wu Tang Clan

7.º 93 ‘Til Infinity – Souls Of Mischief
O single do álbum com o mesmo nome, continua a ser uma das músicas de hip-hop que mais nos faz viajar devido à sua sonoridade única à época. Foi trabalhado em samples de jazz obscuro e funk dos anos 70, produzido pelo mágico J.Dilla, produtor de outros grandes artistas e um mestre na sua arte.
93 ‘Til Infinity – Souls Of Mischief

8.º Put It On – Big L
Um hit do seu álbum “Lifestylez Ov Da Poor & Dangerous” com um featuring do Kid Capri e produzido por Buckwild. Um autor astuto que tinha como influência Run DMC e Big Daddy Kane. Um álbum que sem dúvida contribuiu para o hip-hop underground.

9.º Didn’t Cha Know – Erykah Badu
Da cantora, compositora, dj, atriz e activista, este hit faz-nos ver o nosso próprio destino e como os nossos erros fazem parte do nosso percurso. Uma óptima musica para relaxar e não ficarmos ansiosos com as actuais mudanças do mundo. Um tema que até hoje se mantém bastante contemporâneo.

10.º Gin And Juice– Snoop Dogg
Um clássico westside do segundo single do álbum “Doggystyle”. Produzido pelo conhecido Dr. Dre, utilizando o sample de George MC Crae’s I Get Lifted. Outro clássico que chegou ao top 10 do Billboard Hot 100 nos Estados Unidos da América, no modesto 8.º lugar.
Espero que depois deste bocadinho vos tenha despertado a vontade de pesquisar mais sobre este tema, e abstrair-vos de tudo o que esta a passar no mundo.
Não se esqueçam, vai correr tudo bem!