OBarrete

Porque A Arte Somos Nós

Bem, pela primeira vez aqui no Barrete, vou-vos apresentar a minha escolha pessoal do Top 10 das melhores músicas de hip-hop dos anos 90. Espero que seja algo que vos inspire a pesquisar mais sobre este estilo de música ou até mesmo os artistas e produtores do mesmo. Deixo-vos aqui a minha escolha, espero que se divirtam e passem bons momentos. Que vos faça sonhar, e que vos consiga fazer descomprimir por algum tempo desta quarentena. Aqui vai:

Tupac Shakur

1.º Do For love – Tupac Shakur

Uma música que não teve muito impacto na carreira do rapper, mas com uma sonoridade única, e com uma melodia que inevitavelmente nos faz abanar a cabeça. Do For Love foi escrita e lançada enquanto Tupac esteve preso, e utiliza como sample os vocais da canção de Boby Caldwell, What You Won’t Do For Love.

Do For Love – Tupac Shakur

Notorious B.I.G.

2.º Juicy – Notourious B.I.G.

O pódio do hip-hop desta época poderia ter sido facilmente partilhado por estes dois primeiros artistas. Juicy do álbum “Ready To Die”, foi produzido pelo duo Trackmasters e Sean P. Combs ou mais conhecido como Diddy. Uma das primeiras músicas de hip-hop que ouvi desta época e que até hoje me traz excelentes memórias, talvez pela letra falar da luta pessoal do artista e por tanta gente se identificar com esta faixa única. O sample da mesma é da música de M Tume’s, Juicy Fruit, de 1983. Juicy, de Notourious B.I.G., foi considerada um dos grandes clássicos do hip-hop e de todo o tempo.

Juicy – Notourious B.I.G.

Nas

3.º N.Y. State Of Mind – Nas

Do álbum inquietante “Illmatic”, produzido pelo Dj Premier usando o sample de duas músicas jazzMind Rain de Joa Chamers e Flight Time de Donald Byrd. N.Y. State Of Mind é um grande clássico – uma música que está em todas as playlists de quem realmente gosta deste género. O álbum por si só foi bastante marcante e a música passou pelo ranking das 50 melhores músicas da tabela da Rolling Stone Magazine.

N.Y. State Of Mind – Nas

Queen Latifah

4.º U.N.I.T.Y. – Queen Latifah

Canção vencedora de um grammy com seu álbum “Black Reign”. Um tema que se tornou bastante popular, pois fala do desrespeito às mulheres na sociedade (violência doméstica e linguagem ofensiva contra as mulheres na cultura do hip-hop). O sample desta musica é a faixa Message From The Inner City dos Crusaders, igualmente fabuloso.

U.N.I.T.Y. – Queen Latifah

The Pharcyde

5.º Passin’ Me By – The Pharcyde

Este é o segundo single do álbum “Bizarre Ride II The Pharcyde”. Usando vários samples de músicas incrivelmente boas, como Summer In The City – Quincy Jones; 125th Street Congress – Weater Report e Are You Experienced? – Jimmy Hendrix. Sem dúvida, uma sonoridade que fica no ouvido e uma música que nos faz pensar nos amores de adolescência.

Passin’ Me By – The Pharcyde

Wu Tang Clan

6.º C.R.E.A.M. (Cash Rules Everything Around Me) – Wu Tang Clan

Produzido por Rza, contém o sample de The Charmels, As Long As I’ve Got You, de 1967. Esta música recebeu imensas críticas musicais, boas, por todo o conteúdo da mesma, desde o sample à controvérsia da letra. Descrita também como um dos grandes hits do hip-hop, e tal como N.Y. State Of Mind do Nas, é uma faixa que não pode faltar na tua playlist se és um verdadeiro fã de hip-hop. Esta não teve muito sucesso comercial nas tabelas mundiais, apesar de hoje ser considerada um clássico.

C.R.E.A.M. (Cash Rules Everything Around Me) – Wu Tang Clan

Souls Of Mischief

7.º 93 ‘Til Infinity – Souls Of Mischief

O single do álbum com o mesmo nome, continua a ser uma das músicas de hip-hop que mais nos faz viajar devido à sua sonoridade única à época. Foi trabalhado em samples de jazz obscuro e funk dos anos 70, produzido pelo mágico J.Dilla, produtor de outros grandes artistas e um mestre na sua arte.

93 ‘Til Infinity – Souls Of Mischief

Big L

8.º Put It On – Big L

Um hit do seu álbum “Lifestylez Ov Da Poor & Dangerous” com um featuring do Kid Capri e produzido por Buckwild. Um autor astuto que tinha como influência Run DMC e Big Daddy Kane. Um álbum que sem dúvida contribuiu para o hip-hop underground.

Put It On – Big L

Erykah Badu

9.º Didn’t Cha Know – Erykah Badu

Da cantora, compositora, dj, atriz e activista, este hit faz-nos ver o nosso próprio destino e como os nossos erros fazem parte do nosso percurso. Uma óptima musica para relaxar e não ficarmos ansiosos com as actuais mudanças do mundo. Um tema que até hoje se mantém bastante contemporâneo.

Didn’t Cha Know – Erykah Badu

Snoop Dogg

10.º Gin And Juice– Snoop Dogg

Um clássico westside do segundo single do álbum “Doggystyle”. Produzido pelo conhecido Dr. Dre, utilizando o sample de George MC Crae’s I Get Lifted. Outro clássico que chegou ao top 10 do Billboard Hot 100 nos Estados Unidos da América, no modesto 8.º lugar.

Gin And Juice- Snoop Dogg

Espero que depois deste bocadinho vos tenha despertado a vontade de pesquisar mais sobre este tema, e abstrair-vos de tudo o que esta a passar no mundo.

Não se esqueçam, vai correr tudo bem!

Raquel Catarino

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: