Após quatro anos do fim do fascismo em Portugal, o país parece ver a luz em termos de prog-rock. José Cid, conhecido pela sua música ligeira e pop-rock, culmina toda a sua experiência e talento neste trabalho.
Gravado em 1978, “10.000 Anos depois entre Vénus e Marte” baseia-se na história de um homem e uma mulher que fogem do planeta Terra, consumido pela poluição e corrupção, sendo agora inabitável. Ambos assistem ao caos causado pelos humanos que nunca mais viram o Sol. Esses procuram uma saída das horríveis consequências dos seus actos. O casal, já no espaço, descobre Mellotron, o planeta fantástico. Aí, ao conviverem com os habitantes alienígenas, decidem começar uma nova civilização. Uma verdadeira narrativa de ficção de científica.

Quanto à música, é inacreditavelmente complexa, visto que estamos a falar do José Cid. Juntamente com a mãe do rock português, temos o lendário baixista Zé Nabo, o baterista Ramon Galarza, e o guitarrista Mike Sargent. Faixa após faixa, encontramos inúmeras camadas de sintetizadores e do Mellotron, que enchem este álbum de cor e de toda aquela atmosfera espacial – claramente uma sonoridade semelhante à de The Moody Blues. Além disso, o trabalho de teclas de José Cid é incrível. Desde rápidas passagens melódicas a paisagens sonoras no espaço, Cid abre o jogo e deixa-nos uma inesquecível faceta que rapidamente se desvaneceu após o lançamento deste disco.
Para a maioria dos críticos, este é visto como o melhor álbum alguma vez gravado em Portugal. “10.000 Anos depois entre Vénus e Marte” é uma verdadeira jóia no rock dos anos 70, feito em português. A cativante narrativa, a complexidade e a variedade musical, tal como a performance de alto nível, tornam este disco num ponto de referência no prog-rock em geral.
Um esquecido trabalho que a própria Orfeu (a gravadora para a qual José Cid tinha contrato) não teve fé no projeto, sem mencionar que a capa, com um livreto colorido de belas, obras seria mais cara. Tendo em conta este factor, José Cid concordou em não receber royalties. Ficou rapidamente descatalogado e, desde então, tornou-se um importante e raro disco por entre coleccionadores.