Neste nonagésimo-primeiro podcast, Bernardo Freire, Diogo Passos e Tiago Ferreira voltam à conversa para homenagear uma grande figura, desta vez inteiramente ligada à Sétima Arte: falamos de Jean-Luc Godard, o francês que fica na história como sendo um cânone do Cinema e principal estandarte da Nouvelle Vague. Godard deixou-nos no passado dia 13 de Setembro, aos 91 anos, com cerca de 130 obras cinematográficas creditadas. Como tal, neste episódio analisamos “À bout de souffle”, em português “O Acossado“, que tem nos papeis principais os atores Jean-Paul Belmondo, como Michel Poiccard, e Jean Seberg como Patricia Franchini.
A narrativa de “À bout de souffle” centra-se na personagem boémia e rebelde de Michel, um jovem adulto que cometeu um homicídio, sendo procurado pela polícia francesa. Tendo Paris como palco, Michel deambula pela cidade em busca de dinheiro para comer e carros para conduzir, de forma a manter certas aparências e a seduzir o seu interesse feminino, Patricia. Ambos são narcisistas e o realizador faz questão de espelhar (literalmente) essa relação tóxica, mas que de uma forma bastante poética, reflete sobre o verdadeiro significado do amor. Ao longo de uma hora e meia, Godard rompe várias barreiras artísticas e dá início a uma carreira extremamente prolífera.
Podem ver e ouvir o Podcast através das plataformas em baixo referidas e comentem a dizer o que acharam do filme (se o viram), deixando também as vossas sugestões!
iTunes: https://podcasts.apple.com/pt/podcast/91-%C3%A0-bout-de-souffle/id1527324675?i=1000580508224
Anchor: https://anchor.fm/obarrete/episodes/91—-bout-de-souffle-e1o8gcl
Recomendações
- “Vivre sa vie” (1962)
- “The Game” (1997)
- “Moonage Daydream” (2022)