Neste octogésimo-quarto podcast, Bernardo Freire, Diogo Passos e Tiago Ferreira voltam à conversa para discutir um dos últimos destaques da plataforma de streaming Netflix, “Apollo 10 1/2: A Space Age Adventure”. Esta animação é escrita e realizada por Richard Linklater, cineasta responsável por obras como “Escola de Rock” (2003) ou a trilogia “Before” (1995-2013), e foi filmada com uma técnica semelhante à rotoscopia (já utilizada por Linklater no passado). A narrativa, com uma vertente autobiográfica, conta a história de Stan – com voz de Milo Coy e Jack Black (quando mais velho) -, um jovem rapaz que foi viver para Houston no verão de 1969.
Tudo isto ganha outra relevância quando percebemos que o seu pai (Bill Wise) trabalha para a NASA, assim como a maioria dos seus vizinhos, e Stan sonha ser astronauta – em certas partes do filme, este último faz mesmo parte de um projeto secreto para o levar à Lua. Uma história em formato de crónica, bastante descritiva do cenário político, social e cultural, como são as referências aos hippies, à Guerra do Vietname e, principalmente, à corrida ao espaço contra os soviéticos. A obra aborda mesmo a chegada da missão Apollo 11 à Lua, em 1969, culminando na famosa frase “É um pequeno passo para [um] homem, um passo gigante para a humanidade“, de Neil Armstrong.
Podem ver e ouvir o Podcast através das plataformas em baixo referidas e comentem a dizer o que acharam do filme (se o viram), deixando também as vossas sugestões!
Anchor: https://anchor.fm/obarrete/episodes/84—Apollo-10-12-A-Space-Age-Childhood-e1h8994
Recomendações
- “All About Eve” (1950)
- “X” (2022)
- “Everything Everywhere All at Once” (2022)